Tomada de decisão nas organizações: resolvendo os desafios da enxurrada de dados

De acordo com McKinsey Global Institute, muitas empresas grandes agora armazenam mais dados do que a Biblioteca do Congresso dos EUA. Mas a compreensão desta crescente enxurrada de dados para acelerar a tomada de decisão nas organizações hoje é a pergunta mais dolorosa.

Biblioteca do Congresso

Como os mais recentes avanços na tecnologia colocam o valor dos dados acima de tudo, muitas organizações agora recolhem ativamente petabytes de dados.  Enquanto a captura de dados é importante, o valor verdadeiro está em compreender os dados e usá-lo para fornecer melhores recursos tomada de decisão nas organizações em ambientes dinâmicos.  Então, a captura de dados-chave é o mais recente e importante ativo de negócios. Como podemos resolver o desafio de entender essa enxurrada de dados e usá-los efetivamente?

Hoje, o grande volume de dados é omnipresente e as empresas ainda lutam para encontrar maneiras de extrair informações valiosas para tomar melhores decisões de negócios em tempo real. Esta falta de conhecimento muitas vezes leva ao ajuste de decisões em que uma empresa pode enfrentar extremo risco ao tentar de crescer mais rápido e oferecer novos produtos e serviços de melhor qualidade.

Abordagens inovadoras para o gerenciamento de dados permite:

  • analisar a rentabilidade do cliente e do produto;
  • planejar uma aquisição dinâmica do cliente e a estratégia de retenção;
  • efetivamente medir a satisfação do cliente para avaliar a fidelidade do cliente;
  • segmentar o mercado e adaptar as mensagens para obter melhores resultados,
  • gerenciar o desempenho global do negócio e processos operacionais.

Enquanto os especialistas de dados estão ficando cada vez mais criativos para resolver os desafios de enxurrada de dados, a sabedoria convencional sugere que eles precisam fazer mais neste dinâmico e acelerado ambiente de dados.

Aqui estão três maneiras de lidar com estes desafios:

1. Descobrir informações valiosas e importantes

Além da redução do custo e aplicação de barreiras, as tecnologias modernas ajudam os especialistas em dados a estruturar e ordenar estos dados para localizar padrões existentes ou ocultos, permitindo-lhes utilizar a visão inexplorada que os dados transmitem. A única maneira de resolver essa abordagem para capturar e compreender os dados não-estruturados em tempo real é implantar soluções de software que são alimentadas por aprendizado de máquina e IA, facilitando a realização de grandes análises de dados on-demand.

Encontrar uma abordagem inovadora para o gerenciamento de dados envolve a aceitação de todas as novas tecnologias e plataformas de gerenciamento de dados disponíveis atualmente no mercado. Estes incluem novas tecnologias móveis de OCR e de reconhecimento em tempo real, aplicações móveis de pagamento, soluções baseadas na web, servidores em Nuvem e sistemas de gerenciamento de informações empresariais.

2. Identificar tendências e correlações para gerar mudanças benéficas

As novas técnicas de data-mining estão permitindo às empresas identificar padrões e tendências, interpretar e obter informações de uma vasta quantidade de dados estruturados e não estruturados. Os chefes de dados devem desenvolver estratégias de análise de negócios, permitindo às empresas retirar informação a partir de diversas fontes ao utilizar análises para explorar conceitos e correlações em milhares de variáveis em seus bancos de dados.

Randy Bean em Harvard Business Review relata que, pela primeira vez desde que começou a pesquisar as empresas da Fortune 1000 em 2012, quase a metade agora dizem que seus negócios estão “alcançando resultados mensuráveis a partir de seus grandes investimentos em dados”.

 3. Enriquecer as informações comerciais com dados de fontes externas

O crescimento explosivo de dados de fontes externas, como a mídia social, permite às empresas reunir proativamente informações de clientes em cada ponto de interação.  Isso coloca uma maior pressão sobre os especialistas em dados para ajudar suas empresas a utilizar esta informação para construir a credibilidade, oferecendo informação valiosa que atenda às necessidades de clientes e para melhorar as vendas, marketing e desempenho de risco.

tomada de decisão nas organizações

Além de enriquecer a inteligência comercial com dados de fontes externas, combinando um recurso de dados com outro poderia gerar um efeito de sinergia que uma abordagem para o gerenciamento de dados nunca conseguiria. Interação ativa com portais de dados abertos possivelmente poderia levar a muitas ideias de negócios criativos quando dados publicamente disponíveis, é combinado com um conjunto interno de dados da empresa.

O gerenciamento de dados tornou-se um ingrediente indispensável para o sucesso da tomada de decisão.

Como mais e mais dados se acumulam, as organizações bem-sucedidas estão investindo nas pessoas que podem criar uma cultura comercial data-driven e utilizar tecnologias inovadoras para gerar conhecimento empresarial.

O objetivo é dar às pessoas o acesso à informação em tempo real com contexto que possam melhorar o atendimento ao cliente, fidelização de cliente, acelerar a tomada de decisão nas organizações que, enfim, aumentem as vendas.

por Henry Patishman, diretor de vendas da ABBYY Austrália

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